quarta-feira, 30 de março de 2011

Cérebro humano essa coisinha fascinante

E agora falando de coisas sérias, até porque só recentemente é que me lembrei de pesquisar sobre o assunto, trago à baila um mal que me afecta desde os 14 anos... Enxaquecas oftálmicas a.k.a com aura... 
Faz 16 anos que a senti... primeiro vi uma bolinha colorida que em movimentos de rotação e translação, girava de um lado para o outro... esse pedaçinho de "terra colorida" trouxe a perda de visão... até ao ponto que exclamei: "estou a ver tudo branco!" para gargalhada geral de quem estava comigo... Bem diferente do "não ver nada", via demais! Uma brancura tão forte que chegava a magoar mesmo com os olhos fechados... Foi-se a brancura e veio a dor... como nunca tinha sentido... Tomei um comprimido e nada... cada vez pior! Fui ao hospital, adormeci enquanto esperava a minha vez e acordei nova! Só passados dois anos é que fui formalmente apresentada à minha nova aquisição! Ganhou nome e precauções para que evitasse novo encontro... Nessa altura pouco havia a dizer... evitar exposição ao sol durante muito tempo e não tomar comprimidos para a dor... segundo o oftalmologista: "mais depressa apanha uma overdose do que lhe passa a dor! Só café, coca-cola ou dormir é que ajudam!"... e assim permaneci ao longo de 14 anos... Overdoses de café, algumas coca-colas e muitas horas de sono depois, tive uma nova crise... essa assustou-me de tal forma que pensei estar a cegar... Confesso... é um dos meus maiores medos e por isso mesmo, entrei em pânico... Deixei que a ansiedade galopasse por mim e tudo isto porquê? Porque era de noite e como todos sabem, não há sol! Logo, não assimilei... e achei que estava a ficar maluca, cega e paranóica ao ponto de quase ir para o hospital... Hoje e depois de uma longa conversa com o médico, sei que as crises também acontecem à noite, que basta luzes fortes como o pc ou tv para despoletarem uma crise, ou certos alimentos... não é sempre, tudo depende uma combinação certa de alguns ingredientes: stress, alimentação, pílula e voilà... Enxaquecas e coca-cola! Ontem foi dia de uma... no trabalho... deixei de ver e passei a ver tudo preto... e sim Pedro e Zé, foi assim que vos vi... como dois angolanos torrados pelo sol... Um especial agradecimento ao sr. Joaquim que me vendeu um "comprimido" coca-cola a saber a lata com ferrugem!
E porque muitos devem ter o mesmo (pelo menos 10-15%), fica aqui algumas notícias...
"A fase de aura ocorre, geralmente, antes da dor de cabeça. Caracteriza-se por fenómenos sensoriais temporários, durando 15 a 30 minutos normalmente. Na verdade, podem aparecer durante ou após a dor de cabeça em alguns casos. Esses fenómenos compreendem distúrbios visuais do tipo cegueira parcial, visão de pontos luminosos semelhantes a lanterninhas, vagalumes ou "flashes", que brilham e piscam, podendo assumir formas em zigue-zague; podem ser estacionários ou mover-se ao longo do campo visual. Podem começar no canto da visão, ou no centro, expandindo-se. Tais distúrbios podem afectar um ou ambos os olhos.
É possível ocorrer um ponto cego na visão (denominado escotoma), assim como a perda temporária da visão lateral, restando apenas o centro do campo visual.
Embora essas sensações sejam sentidas nos olhos, o problema está, na realidade, ocorrendo lá dentro do cérebro. Pensava-se, no passado, que a aura fosse devida à diminuição da circulação sanguínea cerebral. Recentemente, alguns pesquisadores sugeriram que a própria diminuição da circulação que ocorre nesses casos seria devida a uma anormalidade primária na função cerebral. Tal anormalidade, periódica e não progressiva, pode ser herdada.
Outros fenómenos, além dos visuais, podem constituir aura de enxaqueca: paralisia do movimento ocular, formigueiro (na cabeça, lábios, língua, braços, corpo); dificuldade em falar (as palavras não saem direito); de ouvir; barulho no ouvido; existindo até um tipo que se acompanha de perda de consciência, ou alucinações (ex: sensação de estar caindo, ou de os objectos serem maiores ou menores que na realidade, etc.). Outros tipos vêm com tontura e/ou perda do equilíbrio. Enfim, podem ocorrer uma série de distúrbios com relação à percepcão das formas, sons, sabores, cheiros e sensações.
O livro Alice no Pais das Maravilhas, escrito por Lewis J. Carroll, descreve alterações no tamanho, cor, e formato dos objectos, que são absolutamente compatíveis com aura de enxaqueca. Sabe-se que o autor do referido livro sofria intensamente de enxaqueca com aura!".

segunda-feira, 28 de março de 2011

Pérolas no atendimento ao domingo ^^

PÉROLA 1:
ZÉ:"(...) quando era miúdo gostava de ter tocado ferrinhos numa banda qualquer...
PEDRO:"Ferrinhos Zé? Ferrinhos é na prisão!"
ZÉ (ofendido por lhe corromperem o sonho de menino):"É! E tu é na prisão a apanhares sabonetes do chão!"
PEDRO (orgulhoso):"Sabonetes? EU? Na minha prisão só uso gel de banho!"...

PÉROLA 2:
ZÉ:"Fogo pah! Já me tou a passar com tantas mensagens anónimas e em branco!"
EU:" Oh Zé se calhar é o namorado da P. a tentar assustar-te por te mandares a ela!"
ZÉ (indignado):"E porque é que ele havia de fazer isso? Que eu saiba a época (de caça) ainda não acabou!"...

PÉROLA 3:
LUÍS:" (...) eu não acredito em deus nem no diabo!"
PEDRO:"Eu acho que para dizermos se acreditamos ou não, temos de saber do que falamos... Só depois de teres uma coisa é que podes dizer se acreditas ou não, se gostas ou odeias!"
LUÍS:"Sim... de certa forma..."
PEDRO:"Não achas Zé?"
ZÉ:"Estou totalmente de acordo com o Pedro"...
PEDRO (muito sério):"Ya pah! Exactamente! Eu pelo menos penso assim! Por isso Zé, posso-te ir ao cú?"...

I'm late for work... (part 2)

Eu disse... nunca é fácil trabalhar ao fim de semana... e embora o ambiente de trabalho seja bem mais descontraído e haja tempo suficiente para por o riso em dia, os momentos que antecedem a chegada ao local são sempre atribulados... mais uma vez, o cérebro estava preparado para despertar ao meio dia e não às sete e meia... Bolas... domingo!! Alguém tenha piedade desta criatura...não há direito! Mas não, tive de ir trabalhar e a luta com o despertador só serviu para que eu saísse vencida... Alguém me explica porque é que a esta hora eu estou em modo "slow-motion"? Tipo matrix... meto-me na máquina de lavagem automática, a.k.a. poliban, ou polibã ou ainda polivan e polivã... Num jeito marcial qualquer estico a mão em câmara lenta até à escova e passo no cabelo...maquilhagem e siga que se faz tarde... desta vez nem tempo para um copo de sumo... É tarde e a luta já não é contra o relógio, ou com o metro, mas com o facto de o taxista não chegar a tempo ao meu trabalho...É realmente tarde e entro no táxi como num filme de acção, ainda a perna estava de fora e ele já estava a arrancar... Bolas! Esqueci-me dos phones e agora sou obrigada a ouvir aquela música vezes sem conta: "Táxi à avenida dos aliados... tssss.... 2-5-4.... tssss.... táxi..." Ah, pensava eu.. mas tão rápido como o pé do taxista no acelerador, viria eu descobrir que o homem era adepto fervoroso dos queen... Bem... nada de mal até aqui... até eu chorei uma lágrimazita quando o sr. morreu de algo, que na altura eu pensava que só se apanhava nas sanitas onde me sentasse (mas que querem? Somos tão bombardeadas pelas mães, quando somos miúdas, para não nos sentarmos nas sanitas alheias que ainda hoje tenho dificuldades em me sentar na minha).. continuando... nada contra... mas quando começo a ouvir: "Who wants to live forever? Who wants to live forever?" numa voz diferente da do Freddy Mercury... epah... colei ao assento... apertei o riso, fiquei vermelha, depois roxa, azul... e a cada vez que repetia a frase ele acelerava ainda mais... e eu, aos solavancos no banco de trás, tentava em vão apanhar o cinto de segurança enquanto pensava: "bolas... preferia ter ido de metro e chegado tarde do que vir de táxi e chegar cedo ao hospital"... E ele berrava: "U uantes tu live fórevrrrreee???"... e eu já sem saliva gritava mudamente: "Eu! Eu! Eu quero!!! Já me dou por satisfeita se sair daqui pelo meu próprio pé!"... E foi assim... que num abrir e piscar de olhos cheguei ao trabalho em 7 minutos quando o normal são 15... estava tão assustada com a viagem que demorei 5 minutos a entrar e assim... cheguei atrasada outra vez!

domingo, 27 de março de 2011

I´m late for work...

Não gosto de dias assim. Em que o despertador toca e parece ganhar vida própria, parando ao fim de cada cinco minutos a tocar embora não o ouça nem por um segundo... E mais odeio quando o ouço, estico o braço para o desligar e ele insistentemente volta a tocar 10 minutos depois, embora me pareçam 5 segundos...
Não gosto de me levantar e perceber que estou atrasada quando o meu cérebro ainda nem bom dia disse... forçar o meu corpo a reagir quando ainda estou com a cabeça na almofada é realmente uma tarefa difícil... não gosto, mas hoje foi um dia assim... corri para a casa de banho a passo de caracol e comi um valente pequeno almoço na versão de um copo de sumo de pêra. Pior de tudo? Saber que não ia a tempo de apanhar o metro e ter que me mentalizar que tinha de ir de táxi... Odeio gastar dinheiro com coisas deste género... entro, murmuro o nome da rua e lá vai ele... como se fosse fim de semana (será?), ligou a rádio para me brindar com rihannas e afins, num confronto direito com umas baladas pesadas que ecoavam nos meus phones... E que som era aquele? Beat-box numa canção de rihanna? Não... era apenas o motorista... na casa dos 20 mas com gordura q.b. a dar-lhe o ar de trintão e na sua respiração dita "normal" fazia aqueles sons: "k-k... Hum...humk... e lá pelo meio daquele orgasmo respiratório, ouve-se um: RRRRRRoooooooooookkkkkkk"- "Não! Ele não ia ser capaz...." ... "Peeeeee"... e sim... a escarradela saiu pelo vidro lateral em slow motion para me causar ainda mais... verdete... salvo seja...
Não queria acreditar a corrida que dei para sair daquele táxi... e não... não gosto de dias assim em que tenho de acordar cedo a um sábado de manhã para ir trabalhar... e muito menos gosto de saber que amanhã o vou repetir mas desta com um pormenor novo... MUDA A HORA!!!!

sábado, 26 de março de 2011

E já vão nove anos... =')

... e mal sabíamos nós, que depois de me teres abrigado com o guarda-chuva num dia de outono, esse dia seria o início de uma bela amizade... Para ti, por todas as nossas conversas, brincadeiras, risos e gargalhadas até doerem os maxilares e barriga, obrigada!
Adoro-te Johnny... És a minha "gasosa" preferida =D (Ok, e um dos meus melhores amigos).

quarta-feira, 23 de março de 2011

Censos 2011

Estive a preencher os censos... e depois de ler as instruções, onde me pedem para ser séria e responder de acordo a realidade, apeteceu-me seriamente ser falsa e responder como a realidade das pessoas deste país.. sendo assim, ficaria uma coisa mais ou menos deste género: "Moro com mais 6 pessoas numa casa a cair de podre, estou desempregada, vivo dos subsídios sociais, trabalhar para quê? Não tenho retrete em casa e luz vem gamada do vizinho mas tenho internet e telemóvel de última geração e apenas tenho a 4ª classe"... Tou pra ver os resultados deste país...

ÚLTIMA HORA

Não é que sirva de muito mas... ajuda!

terça-feira, 22 de março de 2011

Pensamento do dia

For you my dear friend...


Although the crappy sound... :)* (rare version)

Aqui com o pensamento ali.

Desligo o cérebro a conversas banais. A egoísmos, a conversas sem nexo que depressa se tornam em discussões sem saber muito bem como ou porquê. Concentro os meus esforços em ouvir quem fala do que sabe, sem medo de expor os seus receios e medos, inseguranças e sentimentos. Está bem longe de mim, num país de sonho para mim, de pesadelo para ele. Fala como ele mesmo sabe... do que vive ou como se sobrevive e será sem dúvida alguma, a única pessoa que conheço, que tem moral para falar das desgraças que o rodeiam... Conta-me a outra versão da história... aquela que ninguém conta, os segredos obscuros de quem perigosamente manda mais do que todos nós juntos... As consequências dos actos passados, da fraqueza de espírito, do sermos escravos do mundo actual, vivendo uma liberdade muito condicionada e insegura.
As horas passam, o meu receio aumenta... por ele e pelos que lá estão perto... Aumenta o medo de os ter lá, expostos a algo que não pediram para ter e mesmo assim a terem que continuar com as suas vidas mesmo sabendo que de um momento para o outro podem não regressar a casa para mais uma noite de sono.
Admiro a sua história... a sua cultura, os seus pensamentos e para mim tudo se torna música para os meus ouvidos... cresce mais o desejo de antecipar a minha viagem... mudança de planos, é lá que vou a seguir.
E enquanto penso mais nisso, surgem vozes ao fundo que exigem a minha atenção... para conversas do nada, para infantilidades e assuntos desinteressantes de quem "partiu uma unha" e entrou em depressão!
Mas estarão a falar a sério???? Querem mesmo ser assim tão incultos? Tão insensíveis e tão dramáticos? Ignoro! Eu avisei, berrei, esperneei, e voltei a avisar mas tudo tem o seu limite e eu cansei-me de esticar o meu. Agora, não há tempo para avisos, apenas constatações... a mudança do que era (ou talvez nunca o tenha sido realmente), mas que não volta a ser. Para esses, vou-me! Desta vez para sempre! Vou-me daqui para ali, para quem precisa realmente de mim.