sexta-feira, 5 de outubro de 2007

(In)dependência...

5 de Outubro de 2007: 864 anos passados desde a independência de Portugal. Feriado. Sinónimo de dormir mais e trabalhar menos (para alguns), mas mto poucos são os que sabem o que representa este dia!
Pronto vou fazer-vos um resumo muito resumido (como se fossem muito burros estão a ver?), mas adaptado à linguagem dos nossos dias...
Andavam por aí uns bacanos espanhóis com a mania que reinavam... Os tugas, que na altura eram bem mais fortes do que hoje, não acharam piada e vai daí "xau xau aos nuestros hermanos"... isto numa altura em que não se falava em cidades mas sim em territórios... tipo, uma aproximação à lógica dos cães... não urinavam no chão (acho eu), mas chegavam lá matavam uns quantos e "atenção, sou dono do bloc"...
Precisamente nesta data, em 1143, D. Afonso Henriques assina o tratado de Zamora com D. Afonso VII de Castela e Leão, como resultado da conferência de paz entre os dois... Nesta altura ainda se cumpriam as promessas e os escritos e só deixaram de fazer sentido em 1580, quando uma Espanha vingativa decidiu tentar a sua sorte... Novamente sem êxito (mas só anos mais tarde)...
Pois bem, chegamos aos dias de hoje... ainda há quem pense que não devíamos ser independentes, tal é a nossa incapacidade para sermos "alguém"... não sei, só penso que a dependência não pode ser coisa boa... Carinhosos e generosos como são os "tugas" (pena que só com os de fora), e estaria alguém a usar e abusar dos nossos recursos para brilhar à nossa custa!
Somos independentes é certo, muitos ainda pensam como os espanhóis gostariam que tivesse sido um dia, Portugal como uma mera expansão de Espanha, mas nem por isso brilhamos! Ao menos só nos podemos culpar a nós mesmos pelos nossos erros! Entretanto, lá continuaremos a depender da boa vontade dos outros países*****

3 comentários:

kittyswitch disse...

Pois bem...é mm isso mandamos embora os nuestros hermanos mas, não todos ....Há uns que ainda andam por ai- que lixam a vida a muita gente e são carecas....:(mas desse também ja tenho a minha independencia....será que sabes de quem falo? ( PATI)...LOL...qualquer dia mostras a tua verdadeira raça de tuga) Em 5 de outubro de 1910 foi a implantação da republica parece-me que isso passou-te ao largo...lol..bjs..da tua«madrinha».*****

johnny D disse...

Eu pessoalmente gostei do feriado...um fim-de-semana prolongado :) Agora a sério, tenho muito orgulho em ser português, e acho que todos nós temos razões para nos orgulharmos.***

Strawie disse...

não me passou... sei bem disso, mas sem independencia onde tinhas a implantação madrinha??Não que uma coisa tenha levado à outra, mas ajudou...
quanto aos carecas espanhois, ainda não me livrei dele, mas há-de chegar o dia :) bjs