quarta-feira, 25 de junho de 2008

Rescaldo de S.João

Mais um S. João que passou... o dia começou cinzento, fazendo temer uma noite de caca... não há nada pior do que um dia assim... passamos a semana a combinar a festarola e quando chega o dia fica tudo em "águas de bacalhau", ou será de sardinhas?
Como uma boa portuguesa, deixei as compras pra última da hora... este ano com o mau aspecto das sardinhas carissimas, optei pela carne... e vim de táxi para casa a salivar sempre que pensava no churrasco que se avizinhava em minha casa... No caminho levei com a taxista a queixar-se da chuva (que já caía), e do seu pátio alagado... deve ter sido a fúria das sardinhas, que apesar de mortas vibraram com o regresso à água...
Chegados a casa pus o meu namorado a fazer o impossível, acender o barbecue à chuva... conseguiu e eu pude finalmente delirar com a comida... ainda tive direito a foguetes (da casa da música), no meu quintal... mais tarde fui até lá... confesso que tinha curiosidade em ver o concerto dos Rádio Macau... e se a chuva afastou muita gente, os que foram quiseram disfrutar de tudo a que tinham direito... o espectáculo era à borla, e a Worten e BPI à última da hora quiseram ser simpáticos para com os resistentes... colocaram uns contentores com uns sacos miseráveis para proteger os bens das pessoas e uma espécie de almofadas... eram uns quadrados minímos de esponja revestidos com tecido impermeável, para que nos pudessemos sentar sem nos molharmos... mas como este povo é pobre e mal agradecido, usaram os sacos para fanar o máximo de almofadas possíveis... eu da plateia apreciava uma mulher com dois sacos (um às costas e outro à frente), cada um com cerca de 15 almofadas... Em 10 min. os contentores esvaziaram... porque o povo tirava 5, usava 2 e no final abandonavam os usados para sacarem mais 5! Depois de umas quantas músicas e de encontrar os amigos, decidimos ir para minha casa... Porque a tradição pode já não ser a mesma, mas ao menos em minha casa deu para comer, beber e rir como manda a festa... De confusões já me bastou o ano passado, porque se um dia a tradição era 1 pouco como o carnaval, em que "ninguém leva a mal", nos tempos que correm a coisa não funciona da mesma maneira e de uma martelada de plástico a um soco na cara, a distância é mais curta do que a dos meus dedos ao teclado! E pelo que sei, lá para a marginal as coisas também não foram como seria suposto... é... realmente a tradição já não é a mesma, mas há coisas nas pessoas que nuncam mudam... pró ano há mais!*****

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sai tarde do emprego, e ainda por cima nem de casa sai, tava a chover, não gosto nada do S joão em casa, ainda por cima com os cotas, lol