sábado, 12 de julho de 2008

"Portinglês"

O calor começa a dar tréguas e esta semana até choveu... no entanto e como sempre, nós andamos ao contrário... nunca consegui entender aquelas pessoas que se no Inverno faz sol, vestem logo uma manga caveada e no Verão quando chove, regressam aos kispos...
Vá-se lá entender... mas o clima tem destas coisas e quis o tempo trazer uns turistas de verão à nossa cidade, mais cedo do que o costume... E já se sabe, estrangeiras no pedaço e lá vêm os tugas com o seu inglês à Zézé Camarinha estilo: "Eight o´clock at the esplaneide".. ai se a minha mãe me ouvisse dizer isto, enchia-me de gramáticas como me fez no nono ano!
Eu juro que até podia ignorar, mas sabem o que é depois de um dia para esquecer, ir ao super fazer compras para o jantar e ter de levar com um destes "machões" a dar espectáculo? Sim, porque ele não estava a falar para as estrangeiras mas para o supermercado inteiro... só faltava ter uma tabuleta a dizer: " Olhem para mim a falar tão bem inglês com estas duas bifas que vou comer a seguir...". Pois as ditas "Bifas" que tinham pinta de muita areia para a trotinete dele, dispensavam tabuleta... o olhar delas de gozo parecia dizer: " Tadinho, este ignorante está para aqui a gabar-se do que não é e ainda pensa que nos vai dar a volta... metes dó!"... Pois os tugas esqueceram-se que elas até podem não perceber mas a linguagem gestual é universal... os olhares tb! Elas não percebem a língua, mas não são burras... Todos perceberam e riram baixinho, ele ouviu mas nem assim lá chegou... empurrou-as para a caixa enquanto dizia: "Come girls, let´s pay the dinner"... Oh my god, não seria melhor ter falado baixinho?
Pois eu fiz o mesmo... paguei o meu "dinner" e saí... começavam os primeiros pingos de chuva embora o calor continuasse a sentir-se... ao fundo do passeio, as bifas descascadas falavam inglês puro para que o tuga não entendesse e ele estúpido ria... sem saber que era dele mesmo! Do outro lado do passeio passou uma tuga de casaco de penas apertado dos joelhos até ao pescoço... corri para casa... porque há dias que nem devíamos sair da cama!*****

Sem comentários: