quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Trancas à porta

Pois já se estava a prever... com a crise que se instalou, e que ainda vai piorar, aumentam os roubos, burlas, extorsões, assaltos.. ladrões sempre os houve é certo, mas não me vinham bater à porta de casa 2 vezes por dia... A sorte é que nem todos os ladrões primam pela inteligência e as histórias têm sempre grandes calinadas... basta estarmos atentos...
Ontem perto da uma da manhã, 1 fulano novo com bom aspecto e bem falante, tocou-me à porta e desfez-se em desculpas, dizendo que só tocou porque viu as luzes acesas... clamava ser um vizinho do nº "x" que tinha fechado a porta com as chaves e carteira lá dentro... até aqui tudo bem, pode acontecer ao menos cuidadoso, só que a história começou a feder quando afirmou ter ido à polícia e que esta lhe havia dito que com o nº de código da fechadura, conseguia fazer uma chave nova... o problema é que custava 8euros e 45 e ele estava sem a carteira!
Ora bem, vamos por partes: 1- o nº da fechadura não se decora assim como se fosse o pin de um cartão que usamos todo o santo dia; 2- a polícia podia, melhor que ninguém, ajudá-lo; 3- eu moro aqui à 27 anos e nunca o tinha visto... mas até podia ser um vizinho novo ou assim, não fosse o nº"x" ser uma mercearia de um casal de velhotes! Bem a coisa resolveu-se com um "não tenho, boa noite"!, mas concerteza que na rua não faltam descuidados a darem os 8 euros só para caírem nas boas graças do (falso) vizinho!
Em conversa com o meu pai, cheguei à conclusão que foi o mesmo sujeito que dias antes o abordou na rua a dizer que morava perto e que tinha rebentado o pneu do carro, que não tinha outro e precisava de dinheiro para ir à garagem... esse mesmo, contou a mesma história ao meu irmão... avisamos a polícia (que fica a 100 metros daqui), disseram que iam mandar o carro patrulha, mas parece que os srs se devem ter perdido pelo caminho!
Portanto, fica o aviso... abram os olhos e acima de tudo os ouvidos! Não custa nada ser um pouco mais cuidadoso!*****










Sem comentários: