quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Voando sem asas

Ela queria voar. Ele queria ficar colado ao mesmo chão que conhece de sempre. O mesmo que lhe trás a segurança e varre o temido desconhecido para longe do seu mundo. Ela amava-o e ele amava-se a si mesmo... não mais do que a ela, simplesmente só se amava a si sem hipótese para mais alguém.
Ela queria partir em busca do que não conhece, largar as amarras ao porto e fazer-se ao mar que teme, quem sabe em busca de sonhos? De amarguras? De felicidade? De outra vida melhor ou apenas diferente... Ele queria criar raízes ao chão que calca todo o santo dia, não se sabe muito bem porquê ou por quem, ou quem o fez prometer que seria sempre o mesmo... igual a si, sem hipótese de mudança.
E quando os mundos são diferentes, quando não se sonha o mesmo sonho e muito menos se está disposto a arriscar, não vale a pena continuar a insistir no que nunca será possível... por isso ela fez as malas e voltou para o seu canto, retomando os projectos futuros de um futuro noutro canto enquanto ele, incapaz de a compreender, tentava arranjar uma justificação para a forma dela ser... Negou-lhe a personalidade, negou-se a acreditar que ela tinha os mesmos sonhos do que ele, e julgou-a como sendo o (des)amor da vida dele...
Ela... ela era apenas como ele.... alguém simples que espera um dia ter o que para muitos já não se usa... uma família, casa, filhos, uma vida ao lado de alguém que ama de verdade, a única diferença, é que esses planos não passam por este sítio... Ela não é diferente das antigas gerações familiares que um dia abandonaram o seu país em busca de uma vida melhor... a única diferença, é que ela não vai esperar para ter mais "amarras", para os obrigar a seguirem os seus sonhos. E se um dia os filhos quiserem voltar, ou até mesmo ela, a fronteira está aberta... Talvez nesse dia o encontre. Talvez não. Mas ele já se decidiu em envelhecer pelo único mundo que conhece. E no dia em que ele perceber, que os mesmos que o prendem aqui vão continuar a fazer as suas vidas à parte da dele, ela só espera que não seja tarde demais. Ela, voou... mesmo sem asas para o fazer.

Sem comentários: