quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Alice in wonderland

Há poucas coisas que fazem sentido neste mundo. Um cumprimento por simpatia ou obrigação. Dormir. Comer. Um carro. Uma mesa. Uma chávena de café...
E depois há a outra parte do mundo... completamente inexistente para muitos, um mistério para alguns e uma força para viver, de muito poucos..
 O porquê da importância de certos animais que muitos nem conhecem, o interesse de certos fenómenos que são despercebidos aos olhos dos restantes.. a simplicidade de toda uma existência, os momentos que deixamos passar ao lado só porque não compreendemos nem tentamos. O sentimento por detrás de um olhar. O seu significado. Um gesto. Mesmo que mal calculado. Uma palavra... Um sorriso. Um beijo.
Acontece-me frequentemente... andar pela rua e sentir que é a primeira vez que por lá ando. Inspiro o ar e deixo-me envolver pelo que me rodeia. Deixo que o turbilhão de sensações me afogue em conhecimento e absorvo tudo a grande pressa para nada me escapar... Sonhadora? Talvez... Parva? Pode ser que sim... Humana? Sim... Só sei que a felicidade é tanta que me apetece descalçar e correr pelas ruas... sentir o mesmo chão que tantos outros calcaram, inspirar o ar puro que mal existe nesta cidade grande, ir contra um poste e acordar para a realidade... e é assim que sei... está escrito em letras grandes e invisíveis... em todo o lado... nas ruas, nos muros, nos carros, nas pessoas e cães... estou feliz.
A felicidade conquista-se com pequenas coisas. A razão porque muitos não a conhecem é só porque aprenderam mal a lição. Continuam à espera de a encontrar num dicionário como sendo um sinónimo de dinheiro, uma casa grande, um casal de filhos loiros e olhos azuis com nomes de reis ou princesas, um emprego generoso e um nome sonante e pior que tudo, pensam que isso se consegue com pouco esforço... E assim os momentos passam por eles... sem que ninguém sequer se lembre de lhes dar a mão... uma oportunidade em vão, que tantos abraçariam sem um pestanejar de olhos... E eu vejo isto tudo... entristece-me... parar e ver a multidão que me olha com olhos de condenação, de reprovação... só porque estou no meio da rua descalça, cabelos ao vento a sentir-me uma Alice no país das maravilhas.
Páro, penso e digo em voz alta: Mas quem é que vos cegou desta forma?

1 comentário:

Unknown disse...

...great...miss Alice!
ha les rêves, les rêves, nos rêves...
Se sont des petits détails, komme l'écriture en attaché, ils se suivent à l'intérieur de l'ame et rende la vie heureuse à ceux qui prêtent attention...
c'est touchant, sensible et, surtout attachant.
brisas e sôpros nos teus sonhos