sábado, 1 de janeiro de 2011

Ano novo em "china town" e after na cidade... Parte 1- a ressaca!

Há qualquer coisa que me prende à china... Não sei se a comida, a cultura, os sabores e roupas... Há algo que sempre existiu em mim, que me faz devorar a comida chinesa... Gosto, sempre gostei e gostarei de ir a um bom restaurante chinês, alheia a todas as histórias de que se come cão ou gato em vez de galinha, que comemos baratas ou que tudo é imundo... Tal como em todos os restaurantes, há os limpos, os menos limpos e isso não é único dos chineses... certamente já todos presenciaram algo menos bom num restaurante português... mas há uma coisa que parece ser geral em todos os "china town´s"... A rigidez e frieza com que o povo chinês nos fulmina quando pedimos pauzinhos para comer... Como se estivéssemos a usar mal os talheres... como se eu estivesse a comer sopa com um garfo ou a cortar carne com colher! E logo eu que desde cedo aprendi a comer com pauzinhos... Desde o dia em que um chinês simpático veio ter comigo, abandonou a educação e me berrou a única palavra que sabia dizer em português: "Não!"... Aí, obrigou-me vezes e vezes sem conta a pegar nos paus até eu o fazer correctamente! Sinceramente, não dá para entender... é a mesma cara como quando vamos a uma loja chinesa e pedimos para ver os kimonos... Pergunta: Se se sentem tão indignados, então porque os vendem? Ou porque nos cedem os paus? É prazer em nos fulminar com o olhar?
Alheia a tudo isto, comi o meu "chop soy" até ao fim como se não houvesse amanhã, de pauzinhos na mão e ri-me com o povo inculto que saía do restaurante a dizer: "Bom ano novo"...será que eles sabem que este ano, o ano novo dos chineses vai ser em Fevereiro? Duvido..
Bem, a noite continuou.. foguetes na praça, banho de champagne, rolhas pelo ar e ri-me ao ver todos aqueles casais que parece só estarem apaixonados no último dia do ano... os beijos que dão aos seus "mais-que-tudo" especialmente guardados para uma ocasião especial... amanhã, voltam os beijos repenicados e sem paixão, volta a rotina e o tratar dos filhos, voltam as discussões e ataques de ciúme, a inflação e o aumento do iva... mas hoje? Hoje deixem-nos acreditar que são felizes e apaixonados!
Já tocada pelo álcool, foi o reencontro dos amigos... aqueles para quem aquela alegria é um sentimento constante 365 dias por ano e não apenas no último dia! Bom 2011 para todos! :)

1 comentário:

Anónimo disse...

...pois, a china, os xinhêses, assim komo todos os outros, säo um kaso...à parte.

Ventos e vendam-mais pauzinhos e "chinoiseries"...