domingo, 11 de setembro de 2011

Portugal no seu pior

Não sei se é de mim ou se muita gente concordará comigo. Ultimamente e apesar de viver numa grande cidade, tenho cada vez mais a impressão de estar numa aldeia... onde a cusquice é o "pão-nosso-de-cada-dia" e onde a tacanhez (como diriam os Da Weasel), há de ser eterna.
Neste sítio supostamente evoluído, vivo rodeada por mentes pequenas, presos a uma cultura alimentada por senso comum. Básica. Primitiva. Infantil e descabida. Não, nunca os conseguiremos mudar, deixemos-nos de crenças irreais e fantasias de menina... eles serão eternamente provincianos, incultos e a viverem da lógica do: "é assim porque eu é que sei!"... Não sabem! Nada! E morrerão sem sequer fazer o menor esforço para mudar!
Há uma linha de beleza, que separa a cidade da aldeia. Enquanto na aldeia despimo-nos da nossa capa citadina para apreciar histórias tão básicas como: "Na altura do período menstrual, as mulheres não podem tomar banho!"... e quando lhes perguntamos: "Porquê?", respondem com um inocente: "Porque faz mal! Sei lá porquê!", aqui na cidade, procuramos respostas falsas só para parecermos inteligentes. A burrice, na aldeia chama-se: "simplicidade" e aqui neste lugar, chamo de ignorância!
Não gosto portanto, de estar sentada num café e ter de ouvir coisas como estas: "(...) mas que pensas? Foram os americanos que trouxeram as drogas para Portugal! Os cacetes... os charros e o Haxixe!"... Santa ignorância! Dá-me vergonha por vezes, de ter nascido num sítio tão pequenino, habitado por quem pensa que não há vida para além das fronteiras do país! E Não, não perdoo nem aceito diferenças a quem teve exactamente a mesma oportunidade do que eu, de evoluir, estudar e não aproveitou apenas porque estudar dá muito trabalho! A quem optou por fazer do Desemprego, a nova profissão de futuro! O patrão é a segurança social e o salário chama-se rendimento mínimo. As habilitações mínimas são inexistentes e as tarefas consistem em ser burro, sentar no café a beber bagaço, bater na mulher e dormir bem porque no dia seguinte, trabalham cedo!
Se calhar eu devia ter nascido na América... pelo menos e juntamente com as ditas "drogas", eu também teria tido a oportunidade de viajar...

4 comentários:

Kenny disse...

Não sejas assim, pessoas desse perfil há em todo o lado e garanto que em maior quantidade nos grandes US of A. :)

Estive fora algumas semanas nos últimos meses, no Reino Unido, e por lá - do que vi - é consideravelmente pior.

(errr... menos os salários) :)

Strawie disse...

:) Sei que sim, mas nos outros sítios há muito mais pessoas. E os burros andam disfarçados... é uma sensação que tenho... talvez por viver há 30 anos no mesmo sítio. ;)

Kenny disse...

Eu acho que os inteligentes é que andam disfarçados! =) lol

Strawie disse...

Aqui pelo menos... é! Vou por um anúncio!:)