segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ovos de Páscoa

E é assim... que mais uma Páscoa passa... desta vez foi diferente... nas ruas não se ouve o compasso, não se vêem beatas, não há peditório de porta em porta, não há amêndoas... E foi aí que dei por mim a pensar... eu que nunca dei importância à Páscoa, que nunca fiz questão de ter essa tradição (apenas quando os meus avós eram vivos), este ano senti falta dela... senti falta de ir à janela cuscar o compasso a passar, longe das vestes e tradição de outrora, senti falta das amêndoas que raramente como, do repasto que a minha mãe faz... talvez por estar longe... talvez por isso, este ano dei por mim a ser mais católica do que alguma vez fui... Ou pelo menos a achar que era... A Páscoa aqui são os ovos de chocolate, os ovos coloridos, os coelhos, as decorações mas raramente uma festa católica... aqui escondem-se os ovos para as crianças e à tarde dá-se um passeio de roupa lavada e banho tomado...
Este ano, a minha Páscoa foi ligar à minha mãe para que ela me contasse o que iam fazer e depois, sentar-me num banco à beira do rio, de café em mão a ver a procissão de famílias que por ali passavam... e não é que o compasso passou? Diferente e sem sineta, sem menino Jesus ao colo nem crucifixo, apenas um homem e a sua família a gozarem de uma tarde de sol...

Sem comentários: