quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uma mulher não chora

"Uma mulher não chora"... ouvi eu dizer. Como se chorar fosse sinónimo de masculinidade ou falta de personalidade. Como se as mulheres modernas largassem as emoções e se entregassem ao ferro dos homens. 
A verdade, é que somos mais fortes, não choramos, vamos à luta mas quando estamos sós e nos olhamos ao espelho, lembramos-nos que somos carne e ossos. Alma e espírito. E cai-nos a máscara.
Chorar não é falta de nada. Não significa fraqueza. Não é sermos inferiores. Chorar é sabermos que estamos vivos e sentimos. Que nos chocamos com algo que nos toca. Seja bom. Seja mau.
"Uma mulher não chora"... então não existem mulheres. Nem homens. Apenas um par de animais estranhos e insensíveis. Apáticos. Frios.
"Uma mulher não chora"... "mas eu choro!"... quis eu dizer sem que as palavras me saíssem da boca. E isso não faz de mim menos mulher do que as outras. Faz de mim um ser humano que não esconde quem é por detrás de caras encenadas ou simplesmente carregadas de maquilhagem. De máscaras ou palavras bonitas.


1 comentário:

Anónimo disse...

choramos, brincamos, rimos, vemos, andamos, falamos, gritamos: somos humanas. E fazemos ainda mais mil coisas: somos mulheres!