quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

E(migrar)?

Ser emigrante. Não é obrigatoriamente parolo. Não tem que seguir um gosto musical por tudo o que é tradicional ou de bailarico. Não quer dizer que se tenha de decorar uma casa com azulejos e janelas douradas. Ser emigrante é, nos dias que correm, ser normal e humano.
É sentir tristeza quando se parte e adrenalina quando se chega a casa ou a um outro país. É não saber mais onde é a nossa casa e esquecermos-nos por um tempo do conceito: "lar". Ser emigrante acima de tudo, é estar preparado para mudar a qualquer momento... de país, de casa, de emprego, de hábitos e maneira de pensar ou agir. É perder os vínculos afectivos com coisas materiais como "a minha cama, a minha mesa"... tudo passa a ser "uma cama, uma mesa" e o que realmente é nosso, é uma mala, alguma roupa e a nossa dignidade.
É dar novos usos às coisas e fazer de uma tesoura um canivete suíço (nunca pensei que fosse mais fácil cortar carne às tiras com uma tesoura do que com uma faca).
Ser emigrante, é permitirmos-nos entender, que somos mais corajosos, fortes e resistentes do que pensávamos ser e não ter medo de seguir em frente mesmo que haja o risco de cair.
É perder aniversários, festas, momentos especiais e às vezes, pessoas. É ganhar outros momentos especiais e não termos com quem ou como, os dividir (ainda não arranjei forma de enviar a 1ª neve pelo correio).
Ser emigrante é deixar aqueles que amamos para trás, lavados em lágrimas mas também, dar-lhes um sorriso quando a vida nos corre melhor. É dependermos mais da tecnologia para estar perto mas ao mesmo tempo, voltar ao antigamente num constante escrever de cartas. É cheirar até à exaustão, encomendas que chegam de casa. Trazer na mala chouriços, queijos, compotas e bolinhos da mãe e passar vergonha no aeroporto quando se tem de abrir a mala.
Ser emigrante, é estar preparado para mudar o futuro a qualquer momento e não saber quando se pode ir a casa.
Ser emigrante, é fazer das tripas coração mais vezes do que pensamos ser capazes mas é acima de tudo, crescer.

1 comentário:

Anónimo disse...

FANTÁSTICO!!!! Como eu gostaria de ter sido emigrante... hoje seria maior. Mas aí tu não serias emigrante. Está bem assim, se calhar, digamos. Parabéns então, já que é o que costumamos dizer a quem cresce!