terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia da Terra

Hoje é o dia da Terra... será certo dizer que os culpados pelo mau estado do planeta é apenas nossa... Mas se perguntarmos às pessoas, a culpa é sempre dos outro e nunca nossa... é do vizinho do lado que deita os papéis para o chão, "para dar trabalho aos lixeiros", é a vizinha do terceiro andar que toma banho de imersão todos os dias e é o do rés-do-chão que não usa lâmpadas económicas porque não vê lógico no poupar uma vez que outra pessoa vai gastar... Depois queixamo-nos que os preços sobem... da luz, da água, da gasolina etc and so on!
Confesso que tal como a maioria, nunca me preocupei com estas coisas.. até ao dia em que assisti a uma conferência sobre:" Bioterrorismo- a importância da água no terrorismo"... Sabem o que pensei? " Mas já usam balões de água para fazer guerras?"... Mas quando nos deram os dados reais, rir, foi a única coisa que não tive vontade de fazer!
Já nos tempos dos nossos "tetra-etra" avós, os povos inimigos deitavam carcaças de animais nos poços para contaminarem as águas, e se nos dias que correm, já não usamos animais, a tecnologia veio piorar as coisas... inventaram-se bactérias poderosas e com grande poder de contaminação... barato, rápido e eficaz!
Quem não gosta de Saramago que faça um esforço, porque o "ensaio sobre a cegueira" é uma verdadeira "bofetada de luva branca"... Mostra o caos que se instalaria se coisas tão simples como a falta de chuva ou a cegueira, acontecessem!
A realidade, é que não paramos para pensar... E se querendo beber essa coisa tão preciosa e imensa, disponível em qualquer torneira, a abríssemos e não saísse uma gota?
è quase como quando falta a luz... para passarmos o tempo só nos lembramos de fazer coisas que obrigatoriamente exigem electricidade... como ver tv... ou ouvir um cd... A verdade é que estamos tão ligados às pequenas comodidades, que se elas nos faltam, parecemos baratas tontas!
E se pensarem que poderíamos voltar aos tempos dos nossos avós, esqueçam! Nós já fizemos o desfavor de nos livrarmos do passado... Já não existem candeeiros a petróleo, nem fogões a lenha, nem ferros de engomar com o calor das brasas!
Mas para convencer-vos do que digo, deixo-vos os dados da conferência:
NO PORTO: A barragem de Crestuma fornece água a cerca de 20% da população, se fosse contaminada, 1 em cada 5 pessoas, morria! Mas o melhor é que o investigador disse que se soubesses a qualidade dela neste momento, recusávamos-nos a bebê-la; Na rua da alegria, ficam os antigos SMAS.. a única fiscalização é feita pela PSP, que lá vai regularmente retirar toxicodependentes que insistem em lá morar... se eles já por si, são um problema de saúde pública, imaginem-nos em contacto com os depósitos de água que iremos beber!
NO MUNDO: 6000 crianças morrem diariamente devido a carência hídrica; 3 milhões vivem sem saneamento e 1200 milhões não tem acesso a água potável!!
NA ÁSIA: 1 em cada 3 pessoas não tem água potável.
NA EUROPA: 1 em cada 7 não a tem;
NOS EUA: Uma pessoa gasta em média 420l de água por dia (a maior parte roubada ao México);
EM PORTUGAL: A média é de 120l...
Muita gente ainda usa poços e água da chuva e as reservas de água no mundo estão a diminuir, fazendo com que cada vez mais bebamos água que já rejeitamos! Podemos passar 5 minutos sem respirar, 35 dias sem comer, mas apenas 5 dias sem beber!
Mas como hoje é dia de festa pois cantam as nossas almas à, não menina mas velhinha, Terra, uma salva de palmas para ela, que mesmo com tanto mal que lhe fazemos, ela continua a existir! Resta saber... até quando?*****

Sem comentários: