segunda-feira, 9 de novembro de 2009

E nestes dias fala-se de....

... Crucifixos... Pois bem, depois da denúncia de uma mãe italiana, eis que a polémica se instala aqui também... Muitos são os que concordam com a retirada dos objectos, outros discordam mas como em todas as discussões, também nesta há contradições... Primeiro, embora se vejam em muito poucas salas de aulas, eu ainda sou do tempo em que ele estava pendurado em cima do quadro e nunca foi por isso que a minha crença foi ou não afectada, ou simplesmente, me tenha sido imposta uma religião... apenas existia na escola primária e nessa fase da minha vida, aquilo era apenas mais um objecto de decoração, tal e qual o mapa do mundo pendurado ao lado... Mas com o passar dos anos as culturas mudaram, a vinda de estrangeiros também ajudou... indianos, chineses, novas religiões e diferentes deuses de adoração, que não tiveram direito a um prego que os segurasse à parede... Ok... igualdade para todos... que os tirem da parede porque sinceramente isso não me aquece nem arrefece, mas então há que aprender a fazer as coisas... por exemplo, comecem por explicar às crianças, que este ano não haverá prendas de Natal para ninguém no sapatinho, ou amêndoas na Páscoa... expliquem-lhes que isso são festas de uma religião específica na qual eles não acreditam... ou então, como segunda opção, parem de criticar as escolas por acharem que estão a forçar os miúdos a seguir uma religião, quando em casa, fazem precisamente o mesmo... obrigando-os a seguir outra ou a não terem nenhuma...
No meu caso, tive um bom exemplo... os meus pais ateus, não me baptizaram, deixaram-me crescer e ganhar idéias próprias sobre o assunto e se decidisse ir para a frente, baptizava-me aos dezoito... dez anos passados, não sinto falta desse acto solene... Mas ao menos, deram-me liberdade de escolha...
Ao fim de contas... continuamos a progredir num mundo cada vez mais fechado, a colocar os filhos em redomas, escondendo-os de tudo o que eles mesmos não gostam, a protegê-los como se fossem de vidro... Não será pelo confronto com as contradições da vida, que as pessoas ganharão uma consciência?

Sem comentários: