quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Adultos à pressão

Faz muito tempo que reparo nas crianças que tenho a meu cargo... as que são felizes, as que são traquinas, as que são iguais a tantas outras, as que são tímidas mas também as que não são mais crianças. Não é difícil perceber no dia-a-dia, ao lidar com os pais desta geração, quem são os "mini-adultos à sua semelhança"...  E é nestes que me centro. Nas crianças que vivem num mundo à parte de brincadeiras e carregado de regras... e é com pena que os vejo crescer... revoltados com o mundo, numa vida cheia de pressões... Não há nada demais em querer-se mais e melhor para um filho mas para tudo há um meio termo.
Estas que falo, não têm esse meio. Têm pais que quase nunca vêem, sem necessidades financeiras (como se o dinheiro comprasse o amor), andam nas melhores escolas e têm uma agenda mais preenchida que muitos adultos. Estes pais, querem que os filhos tenham e sejam quem eles nunca foram mas esquecem-se que não foi por dificuldades financeiras que não o conseguiram ser, foi porque o caminho para tal, é difícil senão impossível. E é este o resultado... crianças extremamente inteligentes mas que não são mais crianças... não cresceram rápido, simplesmente nunca ninguém as deixou ser crianças... Não são sociáveis, são agressivas e não sabem brincar... Haverá algo mais triste? 
Por isso tenho pena... delas, da vida que têm e da vida que vão ter... muitas acabarão por se revoltar, outras por se acomodar a esta realidade e ser mais (e se calhar pior pai), do que os seus pais, outras... inevitavelmente terão uma vida de excessos... bons e péssimos... porque nestas crianças, não há meio termo...
Será isto querer o melhor para um filho?

4 comentários:

Anónimo disse...

Oh nao acredito, sempre me perguntei o que vieste fazer aqui na Alemanha e foi para educadora de infancia?? Numa escola inglesa? Educadora de infancia sempre foi meu emprego de sonho mas nao calhou, em vez disso tiro um curso de jardinagem biologica na area de legumes (gemüse gärtnerin), mas quem sabe um dia... E ainda estás a gostar de cá estar? E pretendes cá ficar? Eu acho que tbm vou ficar por cá...

Ellen

Strawie disse...

Oi Ellen... ao tempo que não davas notícias!!! ;) Sim, calhou ser assim... candidaturas espontâneas deu nisto... Mas olha que com o que tenho visto dos alemães em comidas e alimentos biológicos, o teu curso parece ter muito futuro! Boa sorte com isso! Quanto a mim... bem, para já estou cá muito bem... deixa ver como corre... E quando nos encontramos? Tinha a sua piada!

Ellen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ellen disse...

Sim, futuro tem de certeza, vamos a ver também... Pois seria bem giro encontrar-mo-nos um dia desses, como disseste que se chamava o lugar onde estás? Vou agora com a minha mãe para a coreia por 6 semanas, mas pro ano que vem podíamos combinar um dia... :) Eu vivo no Bodensee, dos lugares mais bonitos daqui, vale bem a pena conhecer ;)